O hotsite é focado em trazer destaque a uma campanha ou ação de marketing pontual. A proposta é divulgar algo, captar a atenção do público e conduzi-lo a um ambiente com alto poder de conversão, sempre com um posicionamento mais chamativo e com foco na proposta central.
Na tradução literal do inglês, o termo significa “site quente”, o que não deixa de ser uma verdade quando se entende a sua proposta. Empresas que usam o hotsite estão em busca de trazer algo realmente chamativo dentro de sua estratégia de marketing, ou seja, algo quente, recém-lançado e que desperte a curiosidade do seu público.
Para quem já acessa o site de determinada empresa, o hotsite é algo à parte, ou seja, um site paralelo que foi desenvolvido para uma ação de divulgação específica. Um bom exemplo é a Black Friday, que tem imensa procura e precisa, além da oferta ideal, também de um posicionamento de destaque.
O hotsite é concretamente um site, só que menor e com menos páginas, mas que tem um foco específico em alguma campanha que a empresa desenvolve. Essas ocasiões podem ser desde datas específicas até lançamentos de produtos ou serviços.
Já que a motivação central é captar a atenção do público exclusivamente para esse acontecimento, é criado um site exclusivo para ele.
Hotsite, sites e landing pages são 3 diferentes possibilidades de posicionamentos e estratégias para a web. Na prática, cada um deles funciona de maneira bem diferente e serve para momentos distintos de aplicação.
Não necessariamente todos serão indispensáveis para a sua estratégia, no entanto, você só entenderá isso quando conhecer mais a fundo a finalidade de cada um e em que situações eles funcionam bem.