As franquias home based são aquelas que funcionam na casa do franqueado, não necessitando de um local comercial físico para serem abertas. Por isso, elas têm baixo investimento, requerem pouca estrutura e possibilitam flexibilidade de horários. Ideal para quem deseja abrir seu próprio negócio, mas tem poucos recursos para investir.

Esse modelo de franquia é muito utilizado nos EUA e há alguns anos vem se popularizando no Brasil. A pandemia acelerou ainda mais esse crescimento. Com as restrições de circulação, o trabalho em casa é uma realidade que chegou para ficar. Estudos já demonstram que esse tipo de trabalho vai permanecer em muitas empresas mesmo após o fim da pandemia.

Além disso, a home based não precisa de contratação de funcionário, sendo a prospecção de clientes feita pelo próprio franqueado. Assim, ela necessita de um alto comprometimento do franqueado e muita organização e dedicação, para que dê resultados efetivos.

Outra vantagem desse tipo de franquia é a possibilidade de uma melhor qualidade de vida, pois o empreendedor não precisará despender de tempo com deslocamento até o trabalho, além de não ter preocupações com a manutenção de uma sala/prédio comercial.

Claro que esse tipo de trabalho exige muita disciplina. O ideal é separar um cômodo da casa exclusivo para o trabalho e delimitar o horário que será dedicado à franquia.

Hoje em dia, há diversos segmentos que ofertam esse modelo de franquias. Alguns deles: Marketing Digital; Agência de viagens; Consultorias; Tecnologias; Soluções financeiras.

Como escolher uma franquia home based?

• Faça uma autoavaliação para ser um franqueado – Qualquer negócio exige empenho, dedicação e esforço. Avalie o seu grau de comprometimento com o negócio que você pretende abrir;

• Analise seu capital disponível – Lembre-se que além do capital para investimento é preciso ter um fundo de reserva destinado à ocorrência de imprevistos;

• Avalie se você tem disciplina para trabalhar em casa – O home based é mais cômodo e por isso requer muito mais dedicação que um trabalho convencional;

• Entenda suas habilidades profissionais – Analise se o segmento que você pretende entrar vai ao encontro de suas habilidades e preferências. Não escolha uma franquia apenas pautado no lucro que ela pode te dar. Lembre-se que o lucro está diretamente relacionado à dedicação e é muito mais fácil se dedicar a algo que você gosta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *