???? – Com licença, tenho uma pergunta.

????‍ – Claro, Bia! Qual seria?

???? – Afinal, o que é Marketing Digital e como funciona?

Vamos por partes! Primeiro, vou me apresentar ao leitor: muito prazer! Me chamo Rodolfo e fiz este texto para ajudar você (e a Mia) a entender mais sobre Marketing Digital! (Ah, e Mia é o nome do cão da imagem de capa)

Até o final do texto eu irei contar: o que é Marketing Digital, como funciona e como começar a usá-lo. Borá lá?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o assunto, mas você sabe efetivamente o que é e como funciona o Marketing Digital?

De onde veio e para onde está indo o Marketing Digital?

No começo da internet, os sistemas eram ultrapassados e as páginas muito simples. Não existiam canais de interação entre empresa e cliente. A comunicação se dava de forma unilateral, como nos métodos tradicionais de Marketing.

A internet foi evoluindo e, por volta dos anos 2000, o Marketing Digital passou a ser construído. O crescimento no número de usuários fez com que empresas investissem cada vez mais nesse setor, trazendo grande evolução técnica e tecnológica.

Nós acompanhamos todo esse movimento e, assim como o Marketing Digital, estamos em constante evolução, nos adaptando cada vez mais às necessidades das marcas e dos perfis dos públicos.

Embora ele esteja sempre sendo reinventado, tem uma coisa que não muda: o conteúdo de alta qualidade e extremamente personalizado é a base de todo Marketing Digital de sucesso. Sei que pode parecer mais do mesmo, mas é fundamental falar a coisa certa no momento certo e para o público certo.

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é o marketing realizado em ambiente digital. Ele usa ferramentas como redes sociais, e-mail marketing e sites. O ambiente web permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos, e é nesse ponto que precisam saber se comunicar da forma correta.

Além de facilitar no momento certo a comunicação entre empresa e consumidor de maneira direta e personalizada, o Marketing Digital é uma excelente ferramenta para fortalecer a marca e consequentemente realizar melhores vendas.

Como funciona o Marketing Digital?

internet é muito mais dinâmica: basta tomar como exemplo as redes sociais. A empresa cria uma ação específica — ou se posiciona de determinada forma diante de algum acontecimento — e tem o feedback dos consumidores em tempo real. E isso pode ser usado como termômetro para medir como será a aceitação de determinado conteúdo.

Falando em medir, fazer a mensuração dos resultados das estratégias adotadas em âmbito digital também é muito mais fácil e preciso. É possível, inclusive, ajustar determinadas ações durante sua execução. É simples: se você percebeu que os resultados não estão atendendo sua expectativa, basta adotar novos rumos.

Um bom exemplo das facilidades que o Marketing Digital proporciona é o cálculo do ROI (retorno sobre investimento). Assim como os ajustes mencionados acima, você pode calcular o retorno de cada ação durante sua execução.

Para que serve o Marketing Digital?

O Marketing Digital pode ajudar microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte a conquistarem mais oportunidades de negócio.

Trabalhar com estratégias online costumava ser um privilégio de empresas mais antenadas e que realmente podiam fazer grandes investimentos, principalmente na criação de um bom site. Hoje, felizmente, o acesso a esse tipo de serviço e estratégia está cada vez mais fácil, e até os pequenos empreendedores podem trabalhar com estratégias de Marketing Digital.

Ninguém quer ficar de fora do mundo online, principalmente porque ele abre várias portas e permite que as empresas consigam:

  • entender melhor seu público;
  • conquistar mais clientes;
  • receber feedbacks;
  • melhorar o relacionamento com os clientes;
  • fidelizar os consumidores;
  • educar o mercado;
  • aumentar o conhecimento de marca da empresa;
  • gerar leads;
  • gerar oportunidades de venda;
  • reforçar os diferenciais competitivos;
  • aumentar a rentabilidade da empresa.

Quais são os cuidados necessários para ter uma boa estratégia de Marketing Digital?

Apesar de cada vez mais pessoas estarem buscando as soluções do Marketing Digital, é necessário trabalhar com atenção a alguns detalhes que podem ser determinantes para o sucesso do seu negócio.

Para não cometer os mesmos erros que muitos empresários acabam cometendo no dia a dia, decidimos listar alguns dos cuidados necessários para a estruturação de uma campanha digital de sucesso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *